Higiene bucal dos bebês

Como a mamãe pode deixar os dentinhos do bebê sempre branquinhos e saudáveis?
Na boca do bebê existem diversos tipos de bactérias que provocam a cárie. A cárie é uma doença infecto-contagiosa multifatorial que destrói os dentes. A principal causa da doença é a falta da limpeza. Por isso, a mamãe deve iniciar a limpeza da boquinha do bebê logo nos primeiros meses de vida, mesmo antes dos dentinhos nascerem.

Como limpar?
Devemos enrolar no dedo indicador uma gaze ou fralda e umedecer em água filtrada, em seguida passamos delicadamente em toda gengiva, língua e bochechas. Com o passar dos dias, seu bebê irá se acostumar com o ato da limpeza, e esta se tornará uma atividade agradável para ele. Através desse simples cuidado, e de visitas periódicas ao dentista, seu bebê estará livre da cárie e será uma criança privilegiada e diferenciada.

Dica Importante!!!
As bactérias cariogênicas não habitam a boca do bebê quando ele nasce. Elas são adquiridas ao longo da vida, a partir da erupção do primeiro dentinho, através de contatos salivares. Quanto mais tarde isso ocorrer, mais difícil será a instalação dessas bactérias. Procure, então, evitar contatos salivares diretos (como beijinhos na boca) e indiretos (assoprar os alimentos ou experimentar o alimento na colher do bebê).

Dra. Milena C. Berbel Pazin Cirurgiã-dentista CRO: 94014